segunda-feira, 16 de julho de 2012

Biografia de Mauricio de Sousa



Mauricio de Sousa (1935) é cartunista e quadrinista brasileiro, famoso por ter criado a “Turma da Mônica”. É membro da Academia Paulista de Letras.
Mauricio de Sousa é filho do poeta e barbeiro Antônio Mauricio de Souza e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa. Começou a desenhar ilustrações para pequenos jornais de Mogi da Cruzes, interior de São Paulo. Conseguiu emprego como repórter policial no jornal Folha da Manhã, onde alternou com a atividade de desenhista.
Em 1959, começou a esboçar um de seus personagens mais conhecidos, o cão Bidu e seu dono Franjinha. Em 1963, criou o personagem mais conhecido até hoje, a Mônica, junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, na "Folhinha de São Paulo". Outros personagens vieram a fazer parte da “turma da Mônica": Cascão, Cebolinha, e Magali. A grande curiosidade é que Mônica e Magali são nomes das filhas do cartunista. Outros personagens de Maurício de Sousa criados no decorrer de sua carreira: A turma do Penadinho, Chico Bento, Astronauta, Turma da Tina e Pelezinho.
Os quadrinhos de Mauricio de Sousa possuem repercussão internacional, e é praticamente o mais bem sucedido no Brasil, possuindo uma empresa responsável pela publicação de seus trabalhos, a Mauricio de Sousa Produções. A partir dos anos 70, seus quadrinhos foram lançados pela Editora Abril, passando a ter os direitos transferidos para a Editora Globo nos anos 80.
Em 2007, o cartunista foi homenageado pela escola de Samba Unidos do Peruche com o enredo "Com Maurício de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar".
Em 2008, foi lançada a versão adolescente dos personagens Magali, Cebolinha, Mônica e Cascão, com características diferentes da versão tradicional infantil.
Mauricio de Sousa trabalha com seus filhos Mônica, Marina e Magali em sua empresa.
http://www.e-biografias.net/mauricio_de_sousa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário