quinta-feira, 11 de abril de 2013
PLANO DE AULA - MATEMÁTICA
Publico alvo: 2º ano
Etapa de ensino: Ensino Fundamental
Tempo previsto: 4h/a
Justificativa:
Adição e Subtração com números naturais, Sistema de numeração decimal.
Objetivos pretendidos
# Reconhecer as notas e moeda do nosso sistema monetário;
# Reconhecer a importância de cuidar do dinheiro;
# Operar com adição e subtração;
Situação didática
Expor aos alunos que o tema a ser trabalhado: Dinheiro
Explicação do conteúdo: Contar a história de como surgiu o dinheiro, e como nossos antepassados faziam compras. Perguntar para os alunos quem já fez compras com a mãe, deixar que eles falem como foi. imagens importantes que usamos em nosso cotidiano
Distribuir dinheiros de brinquedos em valores iguais aos alunos e falar um valor onde eles terão que juntar moedas e cédulas de valores menores para formar o valor maior solicitado Juntar as moedas e cédulas menores e formar valores maiores.
Dividir a sala em 3 grupos de 5 alunos, distribuir revistas, tesouras, colas e fichas, para os alunos recortarem figuras essenciais do nosso cotidiano e colarem as figuras nas fichas, após a colagem eles colocarão valores simbólicos nas imagens.
Montar nos grupos uma pequena mercearia onde as fichas confeccionadas serão os produtos de venda, em cada mercearia ficará 1 aluno responsável pelo o caixa e o restante irá passear na outra mercearia para comprar o que quiserem de utilidades, depois das compras realizadas os alunos deverão subtrair em uma folha quanto que ele tinha, quanto que gastou e quanto sobrou. Montar em cada grupo, uma pequena mercearia;
O aluno deverá escrever no papel quanto que ele tinha, quanto gastou e quanto restou;
Os alunos terão que ir um por um, na frente e expor para os colegas o que compraram de utilidade, mostrando os produtos comprados e a sua subtração ou no caso dos caixas do mercado a adição.
Explicar a importância do dinheiro e o que acontece com o dinheiro recolhido pelo o banco do Brasil, passar para os alunos os saquinhos de dinheiro picados cedidos pelo o Banco do Central Brasil.
Roda da Aprendizagem, onde os alunos irão expor a sua experiência e aprendizagem.
Entrega das atividades xerocadas com problemas para a casa.
Revistas
Cédulas e moedas de brinquedos
Saquinhos de dinheiro picados
Tesoura
Cola
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e o interesse nas atividade propostas.Atividades xerocadas para casa.
Bibliografia
http://www.canalkids.com.br/bankids/dinheiro.htm http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2009/11/o-dinheiro-matematica.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário